Técnico / Eletricista 24 horas
(11) 9 9332-5424 / 9 8612-5827
Postagem 28 - 07/05/17
Energia elétrica: geração e consumo
A energia elétrica não é de fato consumida por você, sabia?
A energia elétrica, ou a eletricidade; uma vez gerada, não pode ser destruida, mas tão somente utilizada.
É óbvio que se a energia deixar de ser feita ela desaparecerá.
Nas usinas de geração de energia elétrica a eletricidade é produzida e enviada pelos cabos de transmissão até às casas, edifícios, lojas, fábricas e industrias.
Quando a eletricidade chega em seu endereço, ela circula pelos seus aparelhos ou máquinas e retorna para a usina de geração de onde veio, e de novo refaz o caminho até você, continuamente; sendo este percurso estabelecido pela energia chamado de circuito elétrico. Se você estiver de viagem, e tudo estiver desligado na sua casa, inclusive os disjuntores, ela estará lá, disponível na forma de potencial elétrico sem que haja gasto do seu dinheiro, mas não estará quieta, parada, mas mudando de polaridade (alternância entre o positivo e o negativo) 60 vezes por segundo.
Esta é a explicação para o termo frequência da corrente elétrica alternada, estabelecida em 60 hertz no Brasil.
Em outras partes do mundo esta frequência varia de acordo com as suas normas nacionais.
Você paga por usar a eletricidade, e por quanto tempo e velocidade com que você a faz circular pelo seu imóvel. O medidor registra isso aumentando sua quilometragem por hora se você liga o chuveiro, diminuindo se você saiu do banho, e estacionando com o freio de mão puxado se você tirar tudo das tomadas e apagar as luzes ou desligar o disjuntor geral.
Digo isso por que há equipamentos que continuam a funcionar, mesmo desligados, ainda que minimamente, os chamados stand-by (esperando); estes são aqueles que ficam com alguma luzinha acesa quando você os desliga pelo controle remoto.
Então fica fácil assim compreender que um equipamento de maior potência (watts), fará a eletricidade passar mais rápido por ele, e em maior quantidade; como o combustível no motor de um carro em alta velocidade, estabelecendo uma corrente elétrica mais veloz - mais gasolina por quilometro rodado, para suprir de força motriz o seu peso (carga elétrica, no caso de aparelhos elétricos).
Mas então, se é assim que a energia se comporta, circulando pelos aparelhos e máquinas, e voltando para onde veio e vice-versa, não sendo realmente consumida; por que ela continua sendo fabricada na usina?
Por que há perdas durante a transmissão da eletricidade pela transformação desta na forma de calor nos cabos de alta tensão, fios, condutores, aparelhos e máquinas.
Tudo que utiliza eletricidade, esquenta devido à corrente elétrica - tráfego dos elétrons através dos condutores. Por isso, certos equipamentos como os computadores têm ventiladores internos. Se você for em uma grande empresa que utiliza muitos computadores, verá que no lugar onde ficam os servidores existe ar condicionado para refrescá-los.
Além do mais, a demanda, ou seja, o consumo; está sempre e ininterruptamente aumentando através de novas instalações elétricas construídas, e novos objetos elétricos anexados às já existentes.
O que a usina faz então e ordináriamente é repor estas perdas pela transformação da energia em calor e aumento de sua força - corrente elétrica, requerida em novas ligações em seu circuito.
Existem muitas formas de se gerar energia elétrica:
- Através da retenção das águas de um rio (hidrelétricas)
- Pela movimentação do vento (cata-ventos)
- Placas de células fotovoltáicas (luz solar)
- Queima de combustíveis (termoelétricas)
- Reação nuclear (usinas atômicas)
Todas estas formas de geração de energia tendem a desaparecer no futuro, excetuando-se a captação e transformação da luz solar em eletricidade, cujo meio é o que abastece eletricamente a estação orbital internacional, além dos telescópios, satélites e sondas exploratórias lá no espaço.
Dia desses assiti na TV uma outra forma interessante e curiosa de geração de energia elétrica: existe um movimento de uma organização que não me lembro o nome, que percorre as cidades do mundo instalando nestas um sistema no qual as pessoas são convidadas a irem até o local do evento com as suas bikes, e a engatarem as rodas de suas bicicletas lado a lado num mecanismo de movimentação, que por sua vez alimenta de energia elétrica toda a estrutura do evento, desde a iluminação até o telão de exibição de um filme em frente aos pedaleiros.
Deste modo legal e divertido, no qual as crianças, jovens e idosos participam entusiasmados (se faltar pedalada, a energia acaba), todos assistem o filme ao mesmo tempo em que se exercitam.
__________________________________________________________________________________________________________________________
Postagens anteriores clique AQUI
__________________________________________________________________________________________________________________________
Deixe o seu comentário
_____________________________________________________________________________________________________________________
Pronto atendimento em seu domicílio, inclusive aos sábados domingos e feriados. Atendo toda a cidade de SP e ABC. Faturo para empresas
Rua Taguá 173 - Liberdade, São Paulo / SP. CEP 01508-010 / tecnicoeletricista.com / tecnicoeletricista.com.br / CNPJ 09.411.820/0001-40 / ME